• festa flor
  • Festival da Cancao
  • 2015-06-12h
  • 15039447 1232353390143671 996644366683058287 o 890x594
  • 2011 05 02 Sonia Doria3
  • DANCAS RODA
  • 2013-04-09 Mural
  • DESPORTO
  • Imagem2

Festival da Canção Infantil da Madeira contou com os “Macetitas”

O grupo "Macetitas" da empresa municipal de habitação, Sociohabitafunchal, E.M. participou na 38.ª edição do Festival da Canção Infantil da Madeira, que teve lugar no passado fim-de-semana, no Centro de Congressos da Madeira.

                                                                                                                                                                                                                        29-04-2019

 

Biblioteca Humana Quebra Correntes

À semelhança do ano anterior, a SociohabitaFunchal, E.M. organiza a 2º edição da Biblioteca Humana Quebrar Correntes, dia 11 de maio às 15h00, com a colaboração das Associações RedeExAequo e UMAR Madeira, evento que terá lugar na Universidade Sénior do Funchal, Antiga Escola da Azinhaga da Nazaré.

Este é um evento que nos traz histórias de empoderamento e superação perante adversidades. Histórias de luta contra a discriminação, o preconceito e a violência associada ao género. Histórias de resiliência, força e determinação.

Na Biblioteca Humana pretende-se que os participantes questionem os seus comportamentos, os seus preconceitos e os estereótipos regentes na nossa comunidade. Que interajam com os “livros vivos” (voluntários/as) e os questionem abertamente sobre qualquer dúvida ou ideia que possam ter sobre a situação apresentada, num ambiente informal e positivo.

 

Ver cartaz

 

 

Carnaval Solidário 2019

“Madeira Nobre” é o tema do grupo carnavalesco que a Empresa Municipal Sociohabitafunchal, E.M. apresenta amanhã, dia 28 de Fevereiro, no Carnaval Solidário organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garouta do Calhau.

 

Com início às 14h15, na Avenida Arriaga, 111 elementos provenientes dos Centros Comunitários do Canto do Muro, Palheiro, Musica@rte (Santo Amaro), Pico dos Barcelos, Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, Quinta Josefina e São Gonçalo, exibirão belos trajes confecionados pelos próprios, figuras alusivas à nobreza que darão ênfase à celebração “Madeira 600 Anos.”

 

Para além dos Centros geridos por esta Empresa, o grupo de percussão “Os Macetitas” composto por 12 elementos, com repertório próprio, apresentará não só músicas medievais, bem como as tradicionais músicas portuguesas, que ao som dos Bombos Tradicionais Portugueses, Tarolas e Gaitas de Foles darão animação em todo o percurso. Junta-se ainda a estes, o grupo “Danças Urbanas”, também da Sociohabita, que apresentará uma coreografia de HIp-Hop - Breakdance, numa dinâmica que promete surpreender todos.

  

Refira-se que este Cortejo percorre a Avenida Arriaga, seguindo para o Auditório do Jardim Municipal, onde acontecerá a grande festa de Carnaval.

 

Bom Carnaval!

                                                                                                                                                                                                                 27-02-2019

 

 

Informação - Renda Mínima

De acordo com o disposto nos n.ºs 2 e 3, do artigo 4.º, do Decreto Legislativo Regional n.º 32/2012/M, de 16 de novembro, o valor da renda mínima é fixado para todas as habitações sociais por referência à aplicação de um coeficiente sobre a remuneração mínima mensal garantida.

A renda mínima é atualizada anualmente, sendo que o seu valor é de cinco por cento (5%) da remuneração mínima mensal garantida, de acordo com o n.º 7, do artigo 3.º, da Portaria n.º 11/2013, de 14 de fevereiro.

Assim, foi atualizado o valor da renda mínima para a importância mensal de €30,75, com efeitos a partir do mês de março.

 

 

Oferta de Emprego 2019

A Sociohabitafunchal, EM - Empresa Municipal de Habitação, informa que se encontram abertas pelo prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da data da publicação, 09 de fevereiro, as ofertas de emprego para constituição de relação jurídica de emprego privado nas modalidades abaixo indicadas, cujos contratos serão celebrados nos termos do Código do Trabalho e demais legislação laboral privada aplicável, com vista ao recrutamento de 1 (um) posto de trabalho para a categoria de Assistente Administrativo(a), 4 (quatro) postos de trabalho para a categoria de Animadore(a)s Sociais, 1 (um) posto de trabalho para a categoria de Técnico Superior em Serviço Social e 1 lugar de Assistente Operacional.

 

Candidatura na Área de Assistente Administrativo(a)  - Termo Indeterminado 

Formulário

Candidatura na Área de Animação Social - Termo Incerto

Formulário

Candidatura para Técnico Superior de Serviço Social - Termo Indeterminado

Formulário

Candidatura para Assistente Operacional - Termo Determinado

Formulário 

Candidatura para Animadore(a)s Sociais - Termo Certo

Formulário

 

A indicação dos requisitos formais de ingresso, do perfil exigido, dos métodos de seleção, bem como, formulário de candidatura e documentos apresentar, encontram-se publicitadas na presente página.

 

Mais informamos que a entrega é presencial, devendo ser efetuada em suporte de papel no Serviço de Atendimento da sede da SocioHabita, 1.º piso, sito à Rua 5 de Outubro n.º 61, 9000-079 Funchal, de segunda a sexta, das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, até ao termo do prazo de candidatura (15 de fevereiro de 2019).

 

 

 

 

Oferta de Emprego

A Sociohabitafunchal, EM - Empresa Municipal de Habitação informa que se encontram abertas, pelo prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data da publicação, 22 de dezembro de 2017, as ofertas de emprego para constituição de relação jurídica de emprego privado sem termo, cujo contrato será celebrado nos termos do Código do Trabalho e demais legislação laboral privada aplicável, com vista ao recrutamento de 2 (dois) postos de trabalho, para a categoria de técnico superior na Área Social, 1 (um) posto de trabalho, para a categoria de técnico superior em Psicologia, 1 (um) posto de trabalho, para a categoria de técnico superior em Gestão de Empresas e 1 (um) posto de trabalho, para a categoria de Auxiliar de Serviços Gerais.

 

A indicação dos requisitos formais de ingresso, do perfil exigido, da composição do júri, dos métodos de seleção, bem como, formulário de candidatura e documentos apresentar, encontram-se publicitadas no website da empresa, podendo serem consultadas nos links abaixo:

Candidatura na Área Social

Formulário

Candidatura em Psicologia

Formulário

Candidatura em Gestão de Empresas

Formulário

Candidatura Auxiliar Serviços Gerais

Formulário 

 

Mais informamos que a entrega é presencial, devendo ser efetuada em suporte de papel no Serviço de Atendimento da sede da SocioHabita, 1.º piso, sito à Rua 5 de Outubro n.º 61, 9000-079 Funchal, de segunda a sexta, das 09.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, até ao termo do prazo de candidatura (04 de janeiro de 2018).

 

 

"Afetos" conta com a participação de trabalhos da SocioHabita

Entre os dias 13 e 24 de novembro 2017, o Centro Comercial La Vie recebeu a X Exposição sobre o Voluntariado, uma mostra que serviu para apresentar à comunidade o trabalho desenvolvido por várias Instituições da RAM.

A Sociohabitafunchal, E.M. através do Centro de Convívio das Cruzes e do Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão deu a conhecer dois trabalhos elaborados pelos seus utentes.

 

 

XV Feira das Vontades

À semelhança dos anos anteriores, os Centros Comunitários geridos pela Sociohabitafunchal, E.M. participaram com diversos trabalhos na XV Feira das Vontades, que decorreu entre 16 a 19 de novembro de 2017, na Avenida Arriaga e Largo de Restauração.

Este é um evento de solidariedade que visa assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, com o objetivo de dar a conhecer à comunidade o trabalho que se desenvolve nas várias Instituições Sociais da Região Autónoma da Madeira, incentivando à prática do voluntariado e participação da sociedade.

 Presépios elaborados com utilização da palha de bananeira e no âmbito do Projeto "À Sombra da Bananeira" que está a decorrer na Quinta Josefina, são alguns exemplos de imagens que aqui mostramos.

 

SocioHabita lançou 2ª edição do Projeto “ReCriando Lares”

No Dia 9 de Novembro de 2017, na Quinta Josefina, às 15.00h, teve a apresentação do “ReCriando Lares” projeto de intervenção comunitária, que tem por objetivo principal as necessidades básicas das famílias, mediante os parâmetros da educação não formal, e que pretende promover competências em torno da dinâmica familiar, trabalhando sempre na vertente sistémica.

Com duração de seis meses é composto por aulas teóricas e práticas, que decorrem no Centro Comunitário, duas vezes por semana, às terças-feiras e quintas-feiras, das 14.00h às 17.00h.

 

À semelhança do anterior, as sessões formativas compostas por onze módulos, são todas direcionados ao envolvimento e crescimento pessoal e social, designadamente: Noções Básicas de Culinária e Higiene Alimentar; Apresentação e Protocolo do Lar; Higiene e Segurança Doméstica; Higiene Pessoal; Cidadania e Empregabilidade; Gestão de Orçamento Familiar; Planeamento Familiar; Nutrição e Prevenção da Violência Doméstica, formação ministrada por recursos humanos afetos ao projeto da Empresa Municipal e Técnicos provenientes das Entidades Parceiras.

 

Na apresentação de boas-vindas ao 2º ano do Projeto, o evento contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Habitação, da Representante da Segurança Social de Santo António, da Diretora do Departamento de Gestão Social da SocioHabita e da Coordenadora do Projeto e do Centro Comunitário da Quinta Josefina, referimos a grande participação dos antigos alunos que fizeram questão de darem o seu testemunho, elogiando o trabalho da equipa moderadora dos módulos e das técnicas de serviço social que encaminharam estas famílias para esta iniciativa, afirmando que esta “foi uma das melhores experiências que tiveram e que por tal, propuseram que as antigas alunas fossem tutoras dos novos alunos, de forma a poderem dar o seu contributo”.

 

Refira-se que a continuação do “ReCriando Lares” teve por base o êxito alcançado mediante resultados apurados com utilização de instrumentos de avaliação, metodologias e novas aprendizagens.

 

Entrega de Certificados do Curso EFA na Câmara Municipal do Funchal

No âmbito da formação do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), teve lugar no dia 31 de Outubro de 2017, no Salão Nobre da Câmara Municipal,  às 15.00h, a entrega de Certificados a 14 formandos do B2 e B3, equivalente ao 6º e 9º ano de escolaridade.

Inicialmente, como projeto-piloto no Centro de Santo Amaro, “Musica@arte” e Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, Curso em parceria com a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, neste ano de 2017/2018, a formação abrangeu o Centro Comunitário do Canto do Muro, onde 23 alunos tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos e competências de valorização pessoal e profissional.

A cerimónia contou com as presenças da Vereadora do pelouro da Habitação, Madalena Nunes, da Representante do Sr.º Secretário da Educação, do Diretor da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, do Administrador da Empresa Municipal, da Diretora do Departamento de Gestão Social, bem como, dos Técnicos Superiores afetos ao projeto educativo.

 

Dia Mundial da Terceira Idade assinalado com missa na Igreja do Colégio

Para assinalar o Dia Mundial da Terceira Idade, a empresa municipal de habitação social, SocioHabitaFunchal, E.M. celebrou uma missa na passada sexta-feira, dia 27 de outubro de 2017, na Igreja do Colégio, às 17.00 horas, cerimónia que contou com a presença e animação dos vários grupos de idosos dos Centros Comunitários do Município, Ginásios e Universidade Sénior.

Esta celebração pretendeu homenagear as pessoas idosas, e o papel que detém no seio familiar, na partilha de valores e ensinamentos aos mais novos.

Os grupos aqui referidos participaram na Eucaristia através dos cânticos, leituras, oração dos fiéis e nas oferendas no ofertório desta missa.

 

Ação de Voluntariado entre a SocioHabita e o Banco Alimentar Contra a Fome

A Sociohabitafunchal, E.M. associou-se a partir do dia 18 de outubro de 2017, pelas 11.00h, à ação do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira, Instituição Particular de Solidariedade Social que "luta contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratiuita às pessoas carenciadas".

A empresa municipal de habitação participou no dia 19 de Outubro de 2017, entre as 11.00h e as 13.00h, numa logística de triagem e armazenamento, com uma equipa de técnicos da área social da SocioHabita.

Esta colaboração continuará a decorrer todas as quartas-feiras e abrange numa fase inicial os Centros comunitários localizados em Santo António, com as datas aqui apresentadas:

25 de outubro - Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão

8 de novembro - Centro Musica@arte

15 de novembro - Quinta Josefina

22 de novembro - Pico dos Barcelos

 

O programa repete-se no mês seguinte pela mesma ordem, cuja programação poderá acompanhar nos nossos meios informativos.

 

"Férias Grandes" com festa de encerramento no Complexo Desportivo Água de Pena

O Projeto “Férias Grandes de 2017” promovido pela Câmara Municipal do Funchal, através da Empresa Municipal de Habitação Social, SocioHabitaFunchal, E.M. teve no dia 05 de setembro de 2017, pelas 10h55, no Complexo Desportivo Água de Pena, a sua festa de encerramento, evento que contou com as presenças do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, da Sra. Vereadora Madalena Nunes e Representantes das Entidades Parceiras.

 

Dirigido às crianças e jovens dos Centros Comunitários geridos pela SocioHabita, a iniciativa deste ano contou com a presença de cerca de 170 participantes com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos.

Com início a 03 de julho de 2017, desenvolveram-se um conjunto de atividades recreativas, formativas e pedagógicas em diversas áreas nestes Centros localizados nos Empreendimentos de Habitação Social do Município (Quinta Falcão, Santo Amaro, Quinta Josefina, Pico dos Barcelos, São Gonçalo, Canto do Muro e Palheiro Ferreiro).

As atividades “Férias Grandes” foram asseguradas por uma vasta equipa multidisciplinar da Empresa Municipal, cujas ações foram distribuídas por técnicos superiores, animadores sociais, estagiários e jovens em formação, em articulação com as várias entidades parceiras. As áreas de intervenção comunitária foram sobretudo a nível educacional, cultural, musical, desportivas, artes plásticas, educação para a saúde, dança, lazer e visitas de estudo a locais históricos da cidade do Funchal, bem como, fora do concelho.

 

Agradecemos a todas as entidades públicas e privadas envolvidas nas ações realizadas ao longo deste período de férias, bem como, às empresas que contribuíram no apoio diário às crianças e jovens, no que respeita à alimentação e toda a logística.

 

A toda a equipa da SocioHabitaFunchal, E.M. e Voluntários,

O Nosso Agradecimento!

 

 

Requalificação do Polidesportivo do Canto do Muro

O polidesportivo do Empreendimento de Habitação Social do Canto do Muro, na freguesia de São Gonçalo, conta a partir do dia 13 de Junho de 2017 com mais condições para a prática desportiva. A requalificação deste recinto foi executada pela Câmara Municipal do Funchal, com custo na ordem dos 40 mil euros. 

Um evento que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal e Executivo bem como, do Administrador da Empresa Municipal e da Diretora do Departamento de Gestão Social.

 

 

"Mares de Conquistas" nas Marchas de Santo António

Segunda-feira, dia 12 de junho de 2017, pelas 21.00 horas, cento e setenta utentes dos sete Centros Comunitários geridos pela Empresa Municipal de Habitação Social, Sociohabitafunchal, E.M. participaram nas Marchas Populares em Santo António, freguesia que tem este santo português como seu padroeiro.

Com o tema “Mares de Conquistas”, este ano a “Marcha da SocioHabita”, caracteriza a época dos descobrimentos, sendo composta por figuras da época, nomeadamente, reis, rainhas, piratas, ciganas medievais e navegadores, personagens que evidenciaram uma indumentária própria, toda ela confecionada pelos participantes destes centros, com a colaboração das animadoras sociais e duas modistas.

As alas são distribuídas pelo Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão e Centros da Quinta Josefina, Musica@arte, Pico dos Barcelos, São Gonçalo, Canto do Muro e Palheiro Ferreiro, com a participação de várias faixas etárias, entre os cinco e oitenta dois anos.

Em relação à música, os grupos apresentam a sua própria Marcha, da autoria do professor Marco Costa, também responsável pela coreografia. Quanto à letra, a composição é elaborada pelos vários utentes dos centros.

Refira-se que os Marchantes da SocioHabita desfilaram em 7º lugar, num espetáculo que iniciou às 21.00 horas..

 

Quinta Falcão visita Açores

Inserido no “Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, um grupo de utentes do Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, acompanhados pelos responsáveis daquele espaço, e respetivos coordenadores desta iniciativa, realizaram entre os dias 24 e 28 de maio de 2017, uma viagem cultural a São Miguel, Arquipélago dos Açores.

A visita teve por base os propósitos definidos pela Organização das Nações Unidas, baseado na “importância do turismo internacional e, em particular, na designação de um ano internacional de turismo sustentável para o desenvolvimento, para promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico património das diversas civilizações”, tendo o grupo visitado alguns locais de referência, nomeadamente, Convento da Nossa Senhora da Esperança, Mercado da Cidade, Lagoa das Sete Cidades, Estufas de Ananás, Reserva Florestal do Pinhal da Paz e Museu Carlos Machado - História Natural, Parque Terra Nostra, Fábrica de Chá Gorreana, Ribeira Grande, Central Geotérmica e Lagoa das Furnas.

  

 

"100 RIScOS" - Um projeto de educação para a saúde

Iniciou-se no mês de maio de 2017 nos centros comunitários geridos pela Sociohabitafunchal, E.M. o “Projeto 100 RIScOS” da Associação para o Planeamento da Família, Delegação da Madeira. Este é um projeto de intervenção comunitária baseado na prevenção e sensibilização para o VIH/SIDA, através da realização do teste rápido VIH, aconselhamento pré e pós teste, fornecimento de contracetivos e realização de sessões de ações de educação para a saúde junto da população em geral, e em especifico, em grupos mais vulneráveis.

A 1ª acão teve lugar na Quinta Falcão, dia 05 de maio de 2017, pelas 10h30, onde se fez a apresentação deste “Gabinete de Saúde”.

 

 

 

XVI Exposição Regional do Limão com participação dos "Macetitas"

Os "Macetitas", grupo de percussão composto por crianças e jovens da Sociohabitafunchal, E.M., participam domingo, dia 30 de abril, pelas 13h45, numa arruada pelo centro da Freguesia da Ilha, em Santana.

 

Venda de artigos recuperados pela Oficina Solidária

Encontram-se para venda, na Loja Social da Rua das Pretas n.º 55, três poltronas executadas pela Oficina Solidária da Sociohabitafunchal, E.M.

Refira-se que a venda de artigos no âmbito deste serviço tem por finalidade angariar fundos para aquisição de materiais destinados à recuperação de mobiliário, que servirão famílias carenciadas no concelho do Funchal.

As condições de venda de artigos estão regulamentadas, podendo ser consultadas através do link  http://www.cm-funchal.pt/sociohabitafunchal/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=100 

 

"Macetitas" em atuação na abertura do Fórum da Juventude Funchal

No âmbito do Fórum da Juventude Funchal, iniciativa da Câmara Municipal do Funchal em parceria com o Conselho Municipal da Juventude e a Associação Sociocultural Alternativas Jovens, que terá lugar entre os dias 27 e 31 de março, nos Paços do Concelho, "Os Macetitas", grupo de música da Sociohabita, realiza uma atuação de abertura do referido evento na próxima segunda-feira, dia 27, pelas 14.30h.

 

"O Nosso Bairro, a Nossa Casa" ganha o 1º lugar no concurso "É em São Gonçalo"

No âmbito do concurso "É em São Gonçalo", promovido pela Junta de Freguesia para assinalar o 425.º aniversário da freguesia, o Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro classificou-se em 1º lugar com a construção em 3D sobre o Conjunto Habitacional, trabalho realizado pela Marta Nunes e Teresa Nunes, residentes neste empreendimento de habitação socia e utentes do centro.

   

Carnaval Solidário 2017

“Deuses da Atlântida” é o tema do Carnaval Solidário organizado pela Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal - Garouta do Calhau, que tem lugar esta semana, dia 24 de fevereiro, pelas 14h15, na Avenida Arriaga, seguido de festa carnavalesca no Auditório do Jardim Municipal do Funchal.

A Sociohabitafunchal, E.M. participa com os sete Centros Comunitários, levando foliões de todas as idades, num total de 114 utentes. A participação conta ainda com o grupo da percussão, os “Macetitas”.

 

   

Construção de novos fogos

Foi adjudicado ontem em reunião camarária a construção do novo Bairro dos Viveiros, na freguesia de São Pedro.

A construção de 28 fogos de tipologias T2 e T3 terá um custo de dois milhões de euros e enquadra-se no programa "Amianto Zero", programa que visa erradicar o amianto de toda  a Habitação Social do Município.

   

"Dine for our Children" com participação dos Macetitas

O grupo de percussão da Sociohabitafunchal, E.M. participa sexta-feira, dia 25 de novembro, no evento "Dine for our Children, iniciativa solidária do Grupo Pestana que visa a angariação de fundos para as atividades da CRIAMAR.

O grupo de crianças e jovens dos Centros Comunitários geridos pela empresa municipal da Câmara Municipal do Funchal tem como professor Marco Costa, e conta já com várias atuações na Região Autónoma da Madeira.

O Jantar realiza-se no Casino Park Hotel, e, a atuação está prevista às 21h30.

 

 

   

"Botão Solidário" com nova loja a partir de quarta-feira no centro da cidade do Funchal

Abriu há precisamente três anos, no Conjunto Habitacional da Quinta Falcão, Bloco CR/C, Caminho do Cemitério 8, a Loja Social da Sociohabitafunchal, E.M. 

 

Este projeto surge numa primeira fase como uma resposta social às famílias mais carenciadas e vulneráveis residentes nos empreendimentos de habitação social do município, e aos candidatos inscritos nesta empresa para atribuição de habitação social, e tem como grande objetivo suprir as necessidades imediatas do indivíduo/famílias mais carenciadas através da recolha e cedência dos mais variados bens, sejam eles alimentos, vestuário, calçado, brinquedos, mobiliário, eletrodomésticos, livros, entre outros. 

 

A grande procura por este serviço leva a que a Câmara Municipal do Funchal através da empresa municipal de habitação social alargasse o âmbito de intervenção do presente projeto, com a abertura de uma segunda Loja Social no centro do Funchal, na Rua das Pretas nº 55, a qual está vocacionada para dar resposta a um maior número de munícipes com carências socioeconómicas, residentes no concelho do Funchal, através da articulação com todas as Juntas de Freguesia.

Ler mais

   

Venda de artigos recuperados pela Oficina Solidária

Informamos que se encontram para venda, pelo período de dois dias, a contar da presente publicação, alguns artigos de mobiliário recuperado pela Oficina Solidária da empresa municipal de habitação social, Sociohabitafunchal, E.M.

Os artigos encontram-se expostos na Rua do Matadouro, Funchal,

As propostas devem ser apresentadas presencialmente no Serviço de Atendimento ao Público da SocioHabita através do preenchimento de Modelo da Proposta, até às 17h30 do dia 09 de novembro de 2016.

 

Refira-se que com esta iniciativa pretendemos angariar fundos para aquisição de materiais destinados à recuperação de mobiliário, tendo por finalidade, equipar as casas das famílias mais carenciadas, residentes nos empreendimentos de habitação social da Câmara Municipal do Funchal.

 

Consulte as condições gerais da venda de artigos e regulamento em http://www.cm-funchal.pt/sociohabitafunchal/index.php?option=com_content&view=article&id=212&Itemid=100 

   

ReCriando Lares - Um novo Projeto para Famílias

O Centro Comunitário da Quinta Josefina, conta a partir de hoje no seu espaço, com novo projeto baseado numa casa de formação para famílias que tem por objetivo promover competências psicossociais e parentais, onde se trabalhará essencialmente a gestão doméstica e familiar.

Esta é uma iniciativa em parceria com vários organismos regionais, desde o serviço de Segurança Social de Santo António, Centro de Saúde de Santo António, Presença Feminina, Defesa do Consumidor, Escola Hoteleira da Madeira, Junta de Freguesia de Santo António e Clube de Emprego da Sociohabita, e, é direcionada a famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção residentes nos bairros sociais e também na freguesia de santo António.

O projeto tem a duração de 6 meses e os módulos de trabalho incidem nos seguintes temas: Desenvolvimento pessoal e social; Educação Parental; Nutrição; Noções Básicas de Culinária e Higiene Alimentar; Higiene e  Segurança Doméstica; Apresentação  e Protocolo do Lar; Higiene Pessoal; Gestão do Orçamento Familiar; Planeamento Familiar e Prevenção da Violência Doméstica. 

A inauguração é às 14:30 na Rua 1 da Quinta Josefina.

 

   

Atuações dos Macetitas

Os “Macetitas”,  grupo de música composto por crianças e jovens da Sociohabitafunchal, E.M. participam nos eventos “Festival da Vida” do Parque Temático, dia 30 de outubro, pelas 14.30 horas e Cortejo da Festa da Castanha, no Curral das Freiras, dia 01 de novembro. 

   

Dia Mundial da Terceira Idade

Para assinalar o Dia Mundial da Terceira Idade, a Sociohabitafunchal, E.M. celebra uma missa dia 28 de outubro, na Igreja do Colégio, às 17.00 horas. Esta conta com a presença e animação dos vários grupos de idosos dos Centros Comunitários geridos por esta empresa municipal, Universidade Sénior e Ginásios da Cidade do Funchal.

   

Entrega de Certificados EFA na Quinta Falcão

No âmbito da formação do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), tem lugar no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, dia 19 de outubro (quarta-feira), pelas 11.00 horas, a entrega de certificados a 17 formandos do B2, equivalente ao 6º ano de escolaridade.

Este curso em parceria com a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro está em funcionamento este ano letivo no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão e Centro Musica@arte em Santo Amaro, através do Nível Básico e Nível 1 de Formação, tipo B2 e B3, com participação total de 59 alunos. O objetivo principal visa a promoção, a educação e a formação dos moradores dos empreendimentos de habitação social. As disciplinas lecionadas são: T.I.C. - Tecnologias da Informação e Comunicação; Língua estrangeira - Inglês; Aprender com Autonomia Linguagem e Comunicação; Matemática para a Vida e Cidadania e Empregabilidade.

O evento conta com as presenças do Srº Secretário da Educação Jorge Carvalho, da Sra. Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro da Educação na Câmara Municipal do Funchal e do Sr.º Diretor da Escola, Prof. Nuno Jardim.

   

Dia 02 de Outubro há Arraial no Palheiro Ferreiro

Os moradores do empreendimento de habitação social do Palheiro Ferreiro vão poder desfrutar no próximo domingo de uma festa comunitária que irá decorrer no campo desportivo daquele local, entre as 14h e as 19h.

Este arraial será marcado por um conjunto de atividades nomeadamente, zumba pela Bárbara Sousa, atuação musical pelo Ruben Aguiar, animação sonora a cargo do DJ Party Rocket, hip hop e muito mais.

Todo o espaço desportivo apresentará as tipicas barracas madeirenses, fornecido por comes e bebes, artigos confecionados pelos próprios utentes.

O objetivo desta grande festa é fortalecer o espirito comunitário e a coesão de grupo, que passa ainda pela angariação de fundos para uma viagem destinada aos participantes do programa Férias Grandes Inclusivas, bem como, realização de outras atividades com os vários utentes do centro comunitário.

   

Curso EFA arranca em dois Conjuntos Habitacionais da CMF

 

Na semana em que se iniciou mais um novo ano letivo, destacamos a vertente educacional do Curso de Educação e Formação de Adultos nos empreendimentos de habitação social da Quinta Falcão e de Santo Amaro.

Em parceria com a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro a Sociohabitafunchal, E.M aplica a formação nos espaços do Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão (nível B3), com 24 alunos, e em Santo Amaro, no Musica@rte, (nível B2 e B3), com 17 alunos e 16 alunos.

 

 

   

Parklet conta com trabalhos executados pelos Centros da SocioHabita

A partir de hoje, ao passar pela Rua do Aljube, poderá desfrutar de um espaço cujos trabalhos foram executados pelos utentes dos centros comunitários geridos pela Sociohabitafunchal, E.M.

Inserido na Semana Europeia da Mobilidade, que conta com a participação da Câmara Municipal do Funchal, com o objetivo principal dessensibilizar os cidadãos para a tomada consciente na adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis, convidamo-lo a participar no programa que esta autarquia apresenta na cidade do Funchal.

   

Projeto Férias Grandes Inclusivas com festa de encerramento no Parque Temático

Este ano, a Sociohabitafunchal, E.M. através da Câmara Municipal do Funchal, proporcionará um dia diferente às crianças e jovens participantes deste projeto que envolve os centros comunitários geridos pela empresa municipal.

O Parque Temático de Santana foi o local escolhido para esta celebração que terá lugar, dia 08 de setembro, quinta-feira, às 15.00h, momento que contará com a presença da Vereadora Madalena Nunes e Representantes das Entidades Parceiras.

“Este Projeto teve início a 4 de Julho tendo sido desenvolvidas um conjunto de atividades recreativas, formativas e pedagógicas nas diversas áreas e nos Centros Comunitários localizados nos Empreendimentos de Habitação Social do Município (Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, Musicarte em Santo Amaro, Centros Comunitários da Quinta Josefina, Pico dos Barcelos, São Gonçalo, Canto do Muro e Palheiro Ferreiro).

A edição deste ano contou com a presença de 170 crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, entre as quais 41 com necessidades educativas especiais, através de um Protocolo realizado em 2014 com a Direção Regional da Educação, Associação Portuguesa de Deficientes, Criamar e a Escola da APEL.

Este projeto foi assegurado por uma equipa multidisciplinar de 37 técnicos superiores da SocioHabitaFunchal, do Programa de Formação da C.M.F. e do Instituto de Emprego da Madeira nomeadamente nas áreas social, educação, psicologia, animação socio - cultural, artes plásticas, dança, expressão musical e desporto, estagiários de escolas Dr. Eduardo Brazão de Castro e Dr. Francisco Fernandes, Voluntários e ainda de pessoal auxiliar ao abrigo do Programa ASU (Atividade Social Útil) do Instituto de Segurança Social da Madeira.

Ler mais

   

"Azul Diferente" no Cine Teatro de Santo António

Tem hoje lugar no Cine Teatro de Santo António, às 15.00h, um espetáculo promovido pela Direção Regional da Educação denominado “Projeto Intercâmbio Azul”. Este é desenvolvido pelo grupo CERCIFAF (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe, CRL), que tem por objetivo realizar na Região Autónoma da Madeira vários espetáculos de teatro relativos à temática da deficiência e da inclusão social.

O espetáculo que hoje se assistirá está inserido no Projeto Férias Grandes e Inclusivas da Sociohabitafunchal, E.M. que decorre entre os meses de julho e meados de setembro.

 

   

Inaugurado Espaço "Espelho Meu"

Foi ontem inaugurado no Conjunto Habitacional de Santo Amaro o Espaço “Espelho Meu” que tem como missão educar para o empreendedorismo jovem. Este resulta de um projeto vencedor da 4ª Edição do Prémio SIC Esperança, candidatura que decorreu há dois anos, elaborada em parceria com a Câmara Municipal do Funchal.

O objetivo é dar continuidade à educação e formação na área de intervenção social, através do processo de aprendizagem de um novo ofício, desenvolvimento pessoal e coletivo, noções de administração e economia, com ênfase na inclusão e empreendorismo social, iniciativa que até à presente data contou com a participação de 40 crianças, 90 jovens, 50 adultos e 100 famílias que obtiveram formação nas mais variadas áreas do saber.

A Câmara Municipal do Funchal estabelecerá parcerias com Escolas Profissionais para a realização de formação nas seguintes áreas:

- Curso de Apoio Administrativo - Noções de Cabeleireiro - Iniciação à Manicure e Pédicure - Maquilhagem - Protocolo e Etiqueta;

- Educar para a Saúde - Técnicas de Procura Ativa de Emprego - Curso de Costura

Refira-se que o espaço é aberto a outros moradores dos bairros sociais, podendo efetuarem a inscrição no Centro Musica@arte, sito à Rua Dr.º Gastão de Deus Figueira Ed. I

 

 

   

SocioHabita obtém o 2º Lugar nas Marchas de Santo António

Com o tema “Rainha das Sardinhas” a Marcha da SocioHabita desfilou domingo à noite nas Marchas Populares da Freguesia de Santo António.
Vestidos a rigor para a grande festa, os grupos dos sete centros comunitários geridos pela empresa municipal de habitação, deram largas à imaginação, espalharam cor e magia, obtendo a classificação final de 106 pontos, conferindo-lhe o honroso 2º lugar.

 

 

 

   

Marchas Populares 2016 - "A Rainha das Sardinhas"

Domingo, dia 12 de junho, pelas 21.00 horas, cerca de cento e oitenta utentes dos sete Centros Comunitários geridos pela Empresa Municipal de Habitação Social, Sociohabitafunchal, E.M. participam nas Marchas Populares em Santo António, freguesia que tem este santo português como seu padroeiro.

Com o tema “A Rainha das Sardinhas”, a Marcha da Sociohabita carateriza as varinas e os pescadores portugueses, trajando vestimentas com tecidos alusivos às várias regiões piscatórias de Portugal, nomeadamente, Viana do Castelo, Barcelos, Lisboa e Madeira.

Os grupos que este ano apresentam novidades nos fatos, também fazem uma homenagem à Cidade do Funchal, através da representação das portas da “Zona Velha da Cidade”, da Rua de Santa Maria.

Todos os trajes e acessórios são confecionados pelos utentes destes centros. As alas são distribuídas pelo Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão e Centros da Quinta Josefina, Musica@arte, Pico dos Barcelos, São Gonçalo, Canto do Muro e Palheiro Ferreiro, com a participação de várias faixas etárias, entre os cinco e oitenta dois anos.

Em relação à música, a “Marcha da Sociohabita” é da autoria do professor de música Marco Costa, também responsável pela coreografia. Quanto à letra, a composição é elaborada pelos vários utentes dos centros.

 

   

Final do Concurso Matematicando

A Final do Concurso Matematicando que decorreu no dia 06 de junho, pelas 15.00 horas, na EB1/BE da Acahada, foi ganha por Agostinho Nunes do Centro Musica@arte e Graça Fernandes do Centro Comunitário do Palheiro Ferreiro, que destacaram-se na classificação regional com o 1º e 2º lugar (100% e 98%).

A Sociohabitafunchal, E.M. congratula os utentes e o docente de matemática destacado pelo êxito alcançado neste Concurso 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente, que visa incentivar e promover numa perspetiva lúdico-didática o gosto pelo desafio do saber fazer uma prova de matemática com cálculos diversos, operações, e resolução de problemas da vida corrente. 

   

Venda de artigos recuperados pela Oficina Solidária

A Sociohabitafunchal, E.M. promove a venda de mobiliário recuperado pela Oficina Solidária que se encontra atualmente em exposição na Placa Central da Avenida Arriaga.

As propostas devem ser apresentadas presencialmente no Serviço de Atendimento ao Público da Sociohabitafunchal, E.M., através do preenchimento de Modelo da Proposta, até às 17h30 do dia 20 de maio de 2016.

Com esta iniciativa pretendemos angariar fundos para aquisição de materiais destinados à recuperação de mobiliário, tendo por finalidade, equipar as casas das famílias mais carenciadas, residentes nos empreendimentos de habitação social da Câmara Municipal do Funchal.