• aldeia natal
  • 2009 04 28 6717SD 890x591
  • grupo coral
  • 10256234 699239676788381 6386711702528689137 n

Loja Solidária "Botão Solidário"

A Loja Social “Botão Solidário” é um projeto da Sociohabitafunchal, E.M., empresa municipal da Câmara Municipal do Funchal e que teve início em dezembro de 2013, com abertura de uma loja social no no Conjunto Habitacional da Quinta Falcão.

Este projeto surge numa primeira fase como uma resposta social às famílias mais carenciadas e vulneráveis residentes nos empreendimentos de habitação social do município, e aos candidatos inscritos nesta empresa para atribuição de habitação social, e tem como grande objetivo suprir as necessidades imediatas do indivíduo/famílias mais carenciadas através da recolha e cedência dos mais variados bens, sejam eles alimentos, vestuário, calçado, brinquedos, mobiliário, eletrodomésticos, livros, entre outros.

A grande procura por este serviço leva a que a Câmara Municipal do Funchal através da empresa municipal de habitação social alargasse o âmbito de intervenção do presente projeto, com a abertura de uma segunda Loja Social no centro do Funchal, na Rua das Pretas nº 55, a qual está vocacionada para dar resposta a um maior número de munícipes com carências socioeconómicas, residentes no concelho do Funchal, através da articulação com todas as Juntas de Freguesia.

Neste âmbito, os serviços deste novo espaço, consistem na cedência e atribuição de bens a famílias encaminhadas pelas juntas de freguesia e pelos técnicos responsáveis dos Conjuntos Habitacionais da Câmara Municipal do Funchal, com um espaço aberto a toda a comunidade que facultará serviço de costura, aluguer de roupas de festa e de cerimónia, nomeadamente casamentos, batizados, primeiras comunhões, finalistas, carnaval, entre outros, e por fim a venda de móveis recuperados pela Oficina Solidária da Sociohabitafunchal, E.M.

Em relação ao procedimento para solicitação, é efetuado de forma personalizada e acompanhado, em que os utentes poderão escolher e experimentar os artigos de vestuário e de calçado a seu gosto à semelhança de uma loja comercial.

Assim, as pessoas que queiram ser apoiadas e que estejam em situação de dificuldade socioeconómica têm de efetuar a inscrição no “Botão Solidário” ou junto da Junta de Freguesia da sua residência. As restantes pessoas que pretendam os serviços abertos à comunidade podem dirigir-se diretamente à loja da Rua das Pretas.

A este projeto estão afetos, uma técnica de Serviço Social e duas Modistas, que para além do serviço de costura, efetuam a triagem, lavagem, tratamento das roupas e muitas vezes reciclagem das mesmas.

O “Botão Solidário” até à presente data apoiou 372 famílias, perfazendo um total de 1.424 pessoas, números que não param de crescer. Também apoiou 8 famílias afetadas pelos incêndios de 2016.

Contacto: 291627461/933369118/936775254

Consulte o regulamento aqui